sexta-feira, 20 de abril de 2018

Drogas X Juventude

     É de conhecimento geral que hoje em dia o consumo de drogas entre os jovens vem aumentando. Muitas vezes eles entram nesse universo por fatores como a exclusão social, bullyng, entre outros. Com o aumento do índice de viciados aumenta também a criminalidade, que é outro problema indesejado na sociedade.
     Em alguns casos, tudo começa dentro da própria casa, a partir do momento em que o jovem se sente esquecido pelas pessoas que o cercam, ou talvez se sente desmotivado pelo desemprego e as dificuldades se se manter financeiramente, já que esse é outro número que cresce assustadamente.
     Portanto, se o governo, com a ajuda das escolas, promover palestras motivacionais, momentos de reflexão, aulas práticas com relatos de experiência, convidando os pais a participarem dessas atividades junto aos filhos isso poderia ajudar tanto na questão da aproximação familiar, que é difícil nessa fase da vida, quanto na conscientização sobre o não uso de drogas.

Por Débora Sousa

Um dilema

    Atualmente um dos temas mais discutidos na sociedade brasileira tem sido a redução da maioridade penal, que é a idade minima exigida para que uma pessoa possa ser julgada, criminalmente, por seus atos.
    Algumas pessoas apontam, por exemplo, que jovens de 16 anos já podem votar, então, por que não podem responder por seus atos criminosos? Por outro lado essas mesmas pessoas não se dão conta de que no país não há estrutura para recuperar esses jovens. Por isso é provável que eles saiam da prisão mais perigosos que entraram. Então, seria PRENDER a escolha certa? 
     A educação é a ferramenta mais eficiente para a solução do problema da criminalidade entre os jovens, portanto investir em escolas é mais útil que em presídios. Enfim, o problema da criminalidade entre os menores só será resolvido quando o problema na educação for superado.

Por Luíz Muller

Ou isto ou aquilo

Andar ou parar,
Sonhar ou desistir,
Viver intensamente ou desligar-se totalmente da vida,
Fazer faculdade ou ficar à toa.

Amar ou desacreditar no amor,
Conhecer novos lugares ou ficar no mesmo,
Conhecer novas pessoas ou continuar com as mesmas.

Arrumar um namorado ou ficar encalhada,
Ser uma educadora física ou ser padeira,
Ser simpática ou ser chata,
Dar amor ou ódio.

Fazer academia ou ficar gorda,
Fazer ENEM ou ficar parada.
As escolhas estão diante de você
Basta fazer as certas e ser feliz.
     
Por Milena, parodiando Cecília Meireles