quinta-feira, 16 de abril de 2020

UM POEMA SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS

MÚSICA

Esteve sempre presente,
Trazendo sentimentos bons ou ruins,
Quem pode escutar, raramente
não se interessa por sons de querubins

Pode trazer tranquilidade,
Pode trazer desespero,
Sentimentos de felicidade
ou lembranças de algo passageiro...

Algo que pode transmitir
ideias, sentimentos...
mas....
Pode ser algo que traga arrependimentos

Uma arte que todos podemos fazer
Transmite o que queremos 
E a nossa vontade de viver
Algo que traz e tira aquele sentimento de sofrer

Realmente, é algo que mexe com a gente

Por: Gabriel A., um aluno do 2º ano do Ensino Médio

UM CONTO SOBRE A INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA VIDA DAS PESSOAS

UM AMOR ENTRE MÚSICAS

Era uma princesa linda, a mais bela do reino. Neste reino, todas as pessoas gostavam de funk, mas a princesa se sentia solitária porque ela era a única pessoa que escutava música eletrônica e odiava funk.
Por esse motivo, a princesa sempre foi deixada de lado e sofria bullying por parte dos moradores do reino. Ela ficava muito triste com a atitude das pessoas.
Com o passar do tempo chegou um rapaz novo no reino, ele tinha quase os mesmos princípios que a princesa, mas ele também ouvia funk.
A princesa e esse rapaz gostavam muito de andar com fones de ouvido. Até que um certo dia eles se esbarraram. Foi amor à primeira vista, e, por uma coincidência eles estavam ouvindo a mesma música: Just the way you are - Bruno Mars.
Depois deste acontecimento a princesa e o rapaz começaram a namorar e, tempos depois, tiveram um casamento lindo ao som de All of me - John Legend. E viveram felizes para sempre.

Por Erick, 2º ano - EM

Construção de texto coletivo em sala de aula

1- Cada aluno sorteia uma ficha de palavra (preparada previamente pelo professor);
2- O primeiro aluno de cada fileira recebe uma folha em branco e inicia a escrita do texto. Ressalta-se que a palavra que ele sorteou deve aparecer nesse trecho do texto;
3- O professor determina um tempo para que o aluno passe a folha para o colega, que deve continuar o texto inserindo a sua palavra, e assim sucessivamente;
4- A dinâmica termina quando o último da fila escreve sua parte;
5- Um aluno de cada fileira é escolhido para fazer a leitura do produto final;
6- O professor faz a conclusão ressaltando os mecanismos de coesão e coerência usados na construção do texto, ou outro conteúdo de sua preferência;
7- Há também a possibilidade de se fazer uma aplicação para a vida do aluno: "nem tudo na vida termina da forma como planejamos no início. O produto final vai depender de todo o nosso percurso."


Confira os resultados:

Texto 1
Um belo dia uma FAMÍLIA foi fazer um passeio com seu cachorro. Resolveram ir a PRAIA para descansar, porque estavam passando por momentos difíceis. Janaíza, filha de Humberto, conheceu um corno que estava prestes a cometer um ASSASSINATO. Ele não tinha senso algum só pensava em prejudicar os outros. A TIA de Janaíza não pensou duas vezes e atirou naquele homem.

Por: Janaíza, Thiago, Gilberto e Igor

Texto 2
Todos os dias acordo cedo, tomo meu café e venho para mais um dia de aula na ESCOLA. Quando chego lá, espero ansiosamente pelo recreio.
Quando a aula acaba eu vou para casa e descanso um pouco para, mais tarde, ir ao parque dar um PASSEIO e encontrar meu amigo para jogarmos futebol e tacarmos pedra nos PÁSSAROS. No fim da tarde jogamos BARALHO, videogame e sempre nos divertimos. Ele é meu melhor amigo e aprendemos a jogar juntos. Ele vai embora, janto e vou para a cama e assisto TV até dormir.

Por: Lethícia, Danielly, Gabriel e Ana Flávia

Texto 3
Estava dirigindo o meu CARRO, mas o dia não estava a meu favor. De repente alguém freia na minha frente e eu bato na sua traseira, logo pensei "pronto! era o que me faltava" e tudo foi por água abaixo. O motivo do acidente foi um jogo de VÔLEI que estava marcado para o outro dia.
A pessoa em quem bati, que era do signo de LEÃO, ficou naquela chatice, preocupada se havia arranhado o rosto, e se estava tudo bem apenas com ela mesma, nem se preocupou comigo, nem me prestou socorro. Só estava preocupada em qual REDE social iria postar sobre o acidente , para chamar atenção com seus textões sobre o trânsito brasileiro.
Depois tive que trocar o pneu do carro, a sorte é que eu tinha um MACACO  no porta-malas.

Por: Ana Carolina, Thalita, Thaísa, Fernanda e Ítalo

Texto 4
Fui na rua ontem e vi uma gatinho muito lindo, mas minha mãe não deixou eu levá-la para casa. Era um GATO tão lindo, branquinho e cheio de pelos. Eu o apelidei de xoxonho, ele parecia o gato de botas do filme do Shrek, coloquei um CHAPÉU e botas que tirei da boneca.
Quando comecei a dar banho nele, chegou meu irmão e perguntou onde o havia encontrado, eu respondi que era na rua de trás. Ele ficou tão feliz pois tinha feito uma boa ação.
Minha FAMÍLIA toda amou o gatinho xoxonho, ele era o mais mimado da casa. Como meu irmão não gostou do nome, o apelidou de bichano.
No outro dia fui passear com ele na rua e acabei encontrando o dono do pobre bichano e fomos parar na CADEIA, eu, meus pais, o dono do gato e o pobre bichano.
Toda essa confusão se originou pelo simples fato de termos ido na rua do banco onde o dono do xoxonho estava.

Por: Milena, Linda, Maria Eduarda, Hudson e Mariana

Texto 5
A família do senhor José foi para uma fazenda localizada no interior de São Paulo. Estava previsto que eles chegassem da VIAGEM às 7 horas da manhã, porém, durante o percurso, a família foi surpreendida por ladrões, que roubaram o CARRO e deixaram todos desamparados.
Os ladrões em sua FUGA acabaram caindo de um precipício. A família a pé precisava de ajuda, mas, como ninguém passava pela estrada, que era praticamente deserta, tiveram que ir andando até a CIDADE mais próxima, onde poderiam, finalmente, pedir ajuda.

Por: Bruna, Stella, Michele e Célio