1- Cada aluno sorteia uma ficha de palavra (preparada previamente pelo professor);
2- O primeiro aluno de cada fileira recebe uma folha em branco e inicia a escrita do texto. Ressalta-se que a palavra que ele sorteou deve aparecer nesse trecho do texto;
3- O professor determina um tempo para que o aluno passe a folha para o colega, que deve continuar o texto inserindo a sua palavra, e assim sucessivamente;
4- A dinâmica termina quando o último da fila escreve sua parte;
5- Um aluno de cada fileira é escolhido para fazer a leitura do produto final;
6- O professor faz a conclusão ressaltando os mecanismos de coesão e coerência usados na construção do texto, ou outro conteúdo de sua preferência;
7- Há também a possibilidade de se fazer uma aplicação para a vida do aluno: "nem tudo na vida termina da forma como planejamos no início. O produto final vai depender de todo o nosso percurso."
Confira os resultados:
Texto 1
Um belo dia uma FAMÍLIA foi fazer um passeio com seu cachorro. Resolveram ir a PRAIA para descansar, porque estavam passando por momentos difíceis. Janaíza, filha de Humberto, conheceu um corno que estava prestes a cometer um ASSASSINATO. Ele não tinha senso algum só pensava em prejudicar os outros. A TIA de Janaíza não pensou duas vezes e atirou naquele homem.
Por: Janaíza, Thiago, Gilberto e Igor
Texto 2
Todos os dias acordo cedo, tomo meu café e venho para mais um dia de aula na ESCOLA. Quando chego lá, espero ansiosamente pelo recreio.
Quando a aula acaba eu vou para casa e descanso um pouco para, mais tarde, ir ao parque dar um PASSEIO e encontrar meu amigo para jogarmos futebol e tacarmos pedra nos PÁSSAROS. No fim da tarde jogamos BARALHO, videogame e sempre nos divertimos. Ele é meu melhor amigo e aprendemos a jogar juntos. Ele vai embora, janto e vou para a cama e assisto TV até dormir.
Por: Lethícia, Danielly, Gabriel e Ana Flávia
Texto 3
Estava dirigindo o meu CARRO, mas o dia não estava a meu favor. De repente alguém freia na minha frente e eu bato na sua traseira, logo pensei "pronto! era o que me faltava" e tudo foi por água abaixo. O motivo do acidente foi um jogo de VÔLEI que estava marcado para o outro dia.
A pessoa em quem bati, que era do signo de LEÃO, ficou naquela chatice, preocupada se havia arranhado o rosto, e se estava tudo bem apenas com ela mesma, nem se preocupou comigo, nem me prestou socorro. Só estava preocupada em qual REDE social iria postar sobre o acidente , para chamar atenção com seus textões sobre o trânsito brasileiro.
Depois tive que trocar o pneu do carro, a sorte é que eu tinha um MACACO no porta-malas.
Por: Ana Carolina, Thalita, Thaísa, Fernanda e Ítalo
Texto 4
Fui na rua ontem e vi uma gatinho muito lindo, mas minha mãe não deixou eu levá-la para casa. Era um GATO tão lindo, branquinho e cheio de pelos. Eu o apelidei de xoxonho, ele parecia o gato de botas do filme do Shrek, coloquei um CHAPÉU e botas que tirei da boneca.
Quando comecei a dar banho nele, chegou meu irmão e perguntou onde o havia encontrado, eu respondi que era na rua de trás. Ele ficou tão feliz pois tinha feito uma boa ação.
Minha FAMÍLIA toda amou o gatinho xoxonho, ele era o mais mimado da casa. Como meu irmão não gostou do nome, o apelidou de bichano.
No outro dia fui passear com ele na rua e acabei encontrando o dono do pobre bichano e fomos parar na CADEIA, eu, meus pais, o dono do gato e o pobre bichano.
Toda essa confusão se originou pelo simples fato de termos ido na rua do banco onde o dono do xoxonho estava.
Por: Milena, Linda, Maria Eduarda, Hudson e Mariana
Texto 5
A família do senhor José foi para uma fazenda localizada no interior de São Paulo. Estava previsto que eles chegassem da VIAGEM às 7 horas da manhã, porém, durante o percurso, a família foi surpreendida por ladrões, que roubaram o CARRO e deixaram todos desamparados.
Os ladrões em sua FUGA acabaram caindo de um precipício. A família a pé precisava de ajuda, mas, como ninguém passava pela estrada, que era praticamente deserta, tiveram que ir andando até a CIDADE mais próxima, onde poderiam, finalmente, pedir ajuda.
Por: Bruna, Stella, Michele e Célio