No Brasil, nota-se o grande número de crianças e adolescentes fora da escola. Isso se dá com o aumento da evasão escolar, que está se tornando um sério problema por impedir o desenvolvimento e preparo da pessoa para o exercício da cidadania.
Segundo o site Educaescola, cerca de 11% dos alunos que iniciam o Ensino Fundamental saem da escola, e 31% dos que continuam a estudar, acabam desistindo da vida estudantil antes mesmo de se formarem. Vários fatores contribuem para esse percentual alarmante, a pobreza e a criminalidade estão entre os mais comuns, principalmente em zonas pobres e áreas de periferia, onde os níveis de criminalidade e precariedade são maiores.
Além disso, nota-se um grande desinteresse e falta de foco por parte dos alunos, que se contentam apenas com copiar dos colegas o que lhes é pedido, transformando-se, assim, em verdadeiros "copiadores em série", deixando os educadores frustrados.
Sendo assim, conclui-se que a evasão escolar é um problema que necessita de ser solucionado o mais rápido possível. Para tanto, é necessário que as escolas criem um programa que contabilize o número de falta dos alunos e notifique os pais, ou responsáveis, por Email ou SMS, sempre que for necessário. Cabe aos professores a tarefa de desenvolver e apresentar métodos de trabalhos diferenciados que despertem o interesse nos alunos, além de levar em consideração a realidade de cada um, para que seja explorado o melhor deles. De tal modo, as consequências desse problema serão amenizadas.
Por: Bruna Domingos, 3º ano A
ameiiii, ótima escritora
ResponderExcluirvou sempre visitar este blog, principalmente se tiver mais texto da autora Bruna
ResponderExcluirqueria ter o talento da escrita como ela
ResponderExcluir