segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Projeto de pesquisa: "Os hábitos de leitura dos jovens, atualmente"


ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ILMA DE LANA EMERIQUE CALDEIRA
MATÉRIA DE LÍNGUA PORTUGUESA







                             O HÁBITO DE LEITURA NO SÉCULO  XXI










ANA CAROLINA GOZAGA,BRUNA DE SOUZA DOMINGOS,MICHELE LINO SIMÃO,THALITA CRISTINA CAETANO
Orientador(a) Priscila Carvalho Póvoa Cruz Costa


DOM CAVATI
SETEMBRO/2018







1-INTRODUÇÃO

Um dos grandes desafios dos professores da educação atualmente é ensinar a leitura para os alunos. Mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de ler. Seja por diversão, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio, e a interpretação, além de estabelecer a formação de um senso crítico próprio, coisas essenciais para a formação dos jovens do século XXI.

É comum verem pessoas, principalmente jovens, dizendo que não têm paciência para ler um livro, apesar de que, tudo é  questão de hábito, de transformar a leitura em prazer. Vale lembrar que, além dos livros das matérias escolares como de português e matemática, é importante buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo, e que despertem a curiosidade do leitor.

Visto isso, delimitamos o foco em nossa pesquisa realizando atividades com três classes de diferentes séries afim de descobrir o que leem, quando leem e se tiveram algum incentivo dos pais em relação a leitura durante a infância.

Aos escolhermos este tema, queríamos fazer um estudo concreto, com dados reais voltado principalmente para nossa cidade e o melhoramento da comunicação, interpretação, e criatividade dos jovens de Dom Cavati




2- OBJETIVOS

2.1OBJETIVOS GERAIS
Analisar o habito de leitura dos estudantes do 3º ano A, 6º ANO A, EJA .

2.2OBJETIVOS ESPECIFICOS
Analisar o que estes alunos gostam de ler;
Quantas horas por dia eles passam lendo;
Quantos livros eles já leram;


3-JUSTIFICATIVA

A importância deste trabalho é saber  o quanto as pessoas leem nos dias atuais,contribuir com a leitura dos jovens e adultos e identificar o problema de quem não tem esse habito,incentivar as crianças a sempre ler mais e através da leitura conhecer coisas novas.


4-REVISÃO TEÓRICA
Existem vários porquês da importância da leitura. Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha muito difícil. A importância de ler consiste em proporcionar aos alunos condições para que eles se sintam estimulados a ler e a adquirir o hábito de leitura descobrindo um mundo novo de conhecimentos e de informações. É evidente que o hábito de ler é determinante para a formação da criança, para que ela seja um adulto feliz, crítico e reflexivo. 

A Literatura possibilita mais segurança na fase de alfabetização, e é papel fundamental tanto dos pais quanto da escola e professores criar oportunidades para que a criança se descubra leitora. Muitos são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos gerais e do senso crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita. 

Ao ler o indivíduo adquire maior repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso, estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o stress ao mesmo tempo que estimula reflexões. Por esse motivo, a leitura deve ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo contar histórias para eles. Para o escritor brasileiro Monteiro Lobato: "Um país se faz com homens e livros". 

Aumento da Escolaridade: Nas últimas décadas, o Brasil tem experimentado o fenômeno no aumento da escolaridade média da população, com uma redução na proporção de analfabetos e indivíduos com escolaridade até o nível Fundamental I, e aumento da proporção de brasileiros com Ensino Superior e, sobretudo Ensino Médio. Com o envelhecimento da população, por conta da diminuição da natalidade e o aumento da expectativa de vida, a parcela da população que está estudando também vem reduzindo ao longo dos anos, sobretudo na educação básica. No entanto, de acordo com o INAF, apesar do percentual da população alfabetizada funcionalmente ter passado de 61% em 2001 para 73% em 2011, apenas um em cada 04 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e matemática. Ou seja, o aumento da escolaridade média da população brasileira teve um caráter mais quantitativo (mais pessoas alfabetizadas) do que qualitativo (do ponto de vista do incremento na compreensão leitora). Índice de leitura: Em 2015, 56% da população brasileira com 05 anos ou mais é considerada leitora de acordo com os critérios da pesquisa (ter lido ao menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à pesquisa). Um dos principais destaques da pesquisa em 2015 é o fato de a população adulta e a que está fora da escola estarem lendo mais do que foi observado nos anos anteriores da pesquisa, embora ser leitor ainda seja uma característica significativamente associada à escolaridade, à renda e ao contexto socioeconômico no qual os indivíduos estão inseridos, o que aponta para um desafio no processo de inclusão de parte significativa dos brasileiros na população leitora. Em geral, embora tenha aumentado o número médio de livros lidos, os leitores continuam reportando uma quantidade maior de livros lidos em parte, do que os livros inteiros. Outra tendência indicada pela pesquisa é o aumento da importância dos livros lidos por iniciativa própria em relação aos indicados pela escola, mesmo entre os estudantes. Livros religiosos (principalmente a bíblia) seguem sendo os tipos mais lidos pelos brasileiros, independente do fato de estarem estudando ou não, embora os estudantes tenham contato com tipos de materiais mais variados, do que aqueles que não estudantes. 

Se ler já é importante no cotidiano de qualquer pessoa, imagine para quem precisa estudar e armazenar uma quantidade enorme de informações de uma só vez? Os estudantes, principalmente aqueles que estão em época de vestibular, precisam se atentar muito mais a isso. A leitura pode ajudar e relaxar ao mesmo tempo. Inclua em seu horário de estudos um momento voltado para a leitura de algo de sua escolha. Existem revistas de curiosidades no mercado com linguagem divertida, com as quais você vai aprender e se divertir ao mesmo tempo. A leitura é um hábito que só traz benefícios para a nossa vida. Vale a pena adotá-la para o seu dia-a-dia, experimente!


5-METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho foi  desenvolvida uma pesquisa,que teve como objeto um questionário de cinco perguntas a pesquisa foi desenvolvida  com alunos do 6º ano A,3º ano A e EJA.

No 6 º A o questionário foi respondido por 36 alunos, sendo 19 meninas e 17 meninos. 35 alunos responderam que tem habito de leitura e apenas 1 respondeu não tem o habito. A respeito da quantidade de livros já lidos,25 responderam que já leu mais de 10 livros e 11 alunos responderam que leu menos de 10. Foi questionado se eles já ganharam algum livro na infância, 34 responderam que sim e apenas 2 responderam que não. A media de horas que eles passam lendo( contatando com as horas que eles passam no celular) é de 9 horas.foi questionado também se eles lembram do ultimo livro que eles leram,34 alunos lembram e apenas 2 responderam que não lembra .

No 3º A  o questionário foi respondido por 21 alunos,sendo 13 meninas e 8 meninos, 10 deles responderam que tem o habito de leitura e 11 responderam que não tem o habito de ler. A respeito da quantidade de livros lidos,15 deles responderam que já leu  menos de 10 livros e apenas 6 responderam que já leu mais de 10 livros.20 alunos da classe já ganharam algum livro na infância,apenas 1 aluno não ganhou nenhum livro na infância. A media de horas que eles passam lendo é de 10 horas por dia. Foi questionado também se eles lembram do ultimo livro que eles leram, 17 alunos responderam que lembra, e 4 deles responderam que não lembra.

No EJA  o questionário foi respondido por 24 alunos,sendo  16 meninas e 8 meninos,11  deles responderam que tem o habito de leitura e 13 deles responderam que não tem o habito de leitura. A  respeito da quantidade de livros lidos, 6 alunos responderam que já leu mais de 10 livros e 11 alunos responderam que já leu  menos de 10 livros. 13 alunos da classe já ganharam algum livro na infância e 11 alunos responderam que não ganharam nenhum livro na infância. A media de horas  de leitura deles é de 6 horas, tendo em vista que a maioria deles trabalha e devido a isso não tem muito tempo para ler. Foi questionado também se eles lembram do ultimo  livro que eles leram,15 alunos  responderam que lembra e 4 alunos responderam que não lembra .

Tendo em vista que o tema da nossa pesquisa era o habito de leitura no sec. XXI,focamos mais no habito  de leitura dos alunos. Pode- se concluir que os alunos do 6º ano,dentre as classes que foi aplicado o questionário são os que mais tem habito de leitura ,o mais surpreendente é os alunos do 3 º A  que estão se preparando para vestibulares,Enem,apresenta um índice baixo em relação ao habito de leitura, já o EJA, eles também não tem habito de leitura freqüente,possivelmente devido ao fato deles trabalharem e não terem muito tempo para ler.


6-BIBLIOGRAFIA
DIANA Daniela. “A importância da leitura”; Toda Matéria: conteúdos escolares. Disponível em <HTTPS://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em 08 de outubro 2017
BATISTA, Rafael. “Importância da leitura”; Brasil Escola. Disponível em <HTTPS://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm> . Acesso em 16 de setembro de 2018.
VILARINHO Sabrina. “Por que ler é importante?”; Mundo Educação. Disponível em HTTPS://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/por-que-ler-importante.htm>

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