ESCOLA
ESTADUAL PROFESSORA ILMA DE LANA EMERIQUE CALDEIRA
MATÉRIA
DE LÍNGUA PORTUGUESA
O HÁBITO DE
LEITURA NO SÉCULO XXI
ANA
CAROLINA GOZAGA,BRUNA DE SOUZA DOMINGOS,MICHELE LINO SIMÃO,THALITA CRISTINA
CAETANO
Orientador(a)
Priscila Carvalho Póvoa Cruz Costa
DOM
CAVATI
SETEMBRO/2018
1-INTRODUÇÃO
Um
dos grandes desafios dos professores da educação atualmente é ensinar a leitura
para os alunos. Mas ensinar não só a decifrar códigos, e sim a ter o hábito de
ler. Seja por diversão, seja para estudar ou para se informar, a prática da
leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio, e a interpretação, além
de estabelecer a formação de um senso crítico próprio, coisas essenciais para a
formação dos jovens do século XXI.
É
comum verem pessoas, principalmente jovens, dizendo que não têm paciência para
ler um livro, apesar de que, tudo é questão
de hábito, de transformar a leitura em prazer. Vale lembrar que, além dos
livros das matérias escolares como de português e matemática, é importante
buscar outras obras de interesse, independentes do conteúdo, e que despertem a
curiosidade do leitor.
Visto
isso, delimitamos o foco em nossa pesquisa realizando atividades com três
classes de diferentes séries afim de descobrir o que leem, quando leem e se
tiveram algum incentivo dos pais em relação a leitura durante a infância.
Aos
escolhermos este tema, queríamos fazer um estudo concreto, com dados reais
voltado principalmente para nossa cidade e o melhoramento da comunicação,
interpretação, e criatividade dos jovens de Dom Cavati
2-
OBJETIVOS
2.1OBJETIVOS
GERAIS
Analisar o habito de leitura
dos estudantes do 3º ano A, 6º ANO A, EJA .
2.2OBJETIVOS
ESPECIFICOS
Analisar o que estes alunos
gostam de ler;
Quantas horas por dia eles
passam lendo;
Quantos livros eles já
leram;
3-JUSTIFICATIVA
A importância deste trabalho
é saber o quanto as pessoas leem nos
dias atuais,contribuir com a leitura dos jovens e adultos e identificar o
problema de quem não tem esse habito,incentivar as crianças a sempre ler mais e
através da leitura conhecer coisas novas.
4-REVISÃO
TEÓRICA
Existem vários porquês da
importância da leitura. Todo mundo sabe que ler é essencial, mas a maioria acha
muito difícil. A importância de ler consiste em proporcionar aos alunos
condições para que eles se sintam estimulados a ler e a adquirir o hábito de leitura
descobrindo um mundo novo de conhecimentos e de informações. É evidente que o
hábito de ler é determinante para a formação da criança, para que ela seja um
adulto feliz, crítico e reflexivo.
A Literatura possibilita mais segurança na
fase de alfabetização, e é papel fundamental tanto dos pais quanto da escola e
professores criar oportunidades para que a criança se descubra leitora. Muitos
são os benefícios que a leitura proporciona: desenvolvimento da imaginação, da
criatividade, da comunicação, bem como o aumento do vocabulário, conhecimentos
gerais e do senso crítico. Além desses benefícios, com a leitura exercitamos
nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a
competência (habilidade) na escrita.
Ao ler o indivíduo adquire maior
repertório, ampliando e expandindo seus horizontes cognitivos. Para além disso,
estudos apontam que o ato de ler é muito prazeroso na medida em que reduz o
stress ao mesmo tempo que estimula reflexões. Por esse motivo, a leitura deve
ser incentivada desde a educação primária. Incentivar os filhos pequenos em
casa e criar hábitos são chaves importantes para que as crianças desenvolvam o
gosto pela leitura. Uma dica é levá-los nas bibliotecas, livrarias ou mesmo
contar histórias para eles. Para o escritor brasileiro Monteiro Lobato:
"Um país se faz com homens e livros".
Aumento da Escolaridade: Nas
últimas décadas, o Brasil tem experimentado o fenômeno no aumento da
escolaridade média da população, com uma redução na proporção de analfabetos e
indivíduos com escolaridade até o nível Fundamental I, e aumento da proporção
de brasileiros com Ensino Superior e, sobretudo Ensino Médio. Com o
envelhecimento da população, por conta da diminuição da natalidade e o aumento
da expectativa de vida, a parcela da população que está estudando também vem
reduzindo ao longo dos anos, sobretudo na educação básica. No entanto, de
acordo com o INAF, apesar do percentual da população alfabetizada
funcionalmente ter passado de 61% em 2001 para 73% em 2011, apenas um em cada
04 brasileiros domina plenamente as habilidades de leitura, escrita e
matemática. Ou seja, o aumento da escolaridade média da população brasileira
teve um caráter mais quantitativo (mais pessoas alfabetizadas) do que
qualitativo (do ponto de vista do incremento na compreensão leitora). Índice de
leitura: Em 2015, 56% da população brasileira com 05 anos ou mais é considerada
leitora de acordo com os critérios da pesquisa (ter lido ao menos um livro,
inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à pesquisa). Um dos principais
destaques da pesquisa em 2015 é o fato de a população adulta e a que está fora
da escola estarem lendo mais do que foi observado nos anos anteriores da
pesquisa, embora ser leitor ainda seja uma característica significativamente
associada à escolaridade, à renda e ao contexto socioeconômico no qual os
indivíduos estão inseridos, o que aponta para um desafio no processo de
inclusão de parte significativa dos brasileiros na população leitora. Em geral,
embora tenha aumentado o número médio de livros lidos, os leitores continuam
reportando uma quantidade maior de livros lidos em parte, do que os livros
inteiros. Outra tendência indicada pela pesquisa é o aumento da importância dos
livros lidos por iniciativa própria em relação aos indicados pela escola, mesmo
entre os estudantes. Livros religiosos (principalmente a bíblia) seguem sendo
os tipos mais lidos pelos brasileiros, independente do fato de estarem
estudando ou não, embora os estudantes tenham contato com tipos de materiais
mais variados, do que aqueles que não estudantes.
Se ler já é importante no
cotidiano de qualquer pessoa, imagine para quem precisa estudar e armazenar uma
quantidade enorme de informações de uma só vez? Os estudantes, principalmente
aqueles que estão em época de vestibular, precisam se atentar muito mais a
isso. A leitura pode ajudar e relaxar ao mesmo tempo. Inclua em seu horário de
estudos um momento voltado para a leitura de algo de sua escolha. Existem
revistas de curiosidades no mercado com linguagem divertida, com as quais você
vai aprender e se divertir ao mesmo tempo. A leitura é um hábito que só traz
benefícios para a nossa vida. Vale a pena adotá-la para o seu dia-a-dia,
experimente!
5-METODOLOGIA
Para a realização deste
trabalho foi desenvolvida uma
pesquisa,que teve como objeto um questionário de cinco perguntas a pesquisa foi
desenvolvida com alunos do 6º ano A,3º
ano A e EJA.
No 6 º A o questionário foi
respondido por 36 alunos, sendo 19 meninas e 17 meninos. 35 alunos responderam
que tem habito de leitura e apenas 1 respondeu não tem o habito. A respeito da
quantidade de livros já lidos,25 responderam que já leu mais de 10 livros e 11
alunos responderam que leu menos de 10. Foi questionado se eles já ganharam
algum livro na infância, 34 responderam que sim e apenas 2 responderam que não.
A media de horas que eles passam lendo( contatando com as horas que eles passam
no celular) é de 9 horas.foi questionado também se eles lembram do ultimo livro
que eles leram,34 alunos lembram e apenas 2 responderam que não lembra .
No 3º A o questionário foi respondido por 21
alunos,sendo 13 meninas e 8 meninos, 10 deles responderam que tem o habito de
leitura e 11 responderam que não tem o habito de ler. A respeito da quantidade
de livros lidos,15 deles responderam que já leu
menos de 10 livros e apenas 6 responderam que já leu mais de 10
livros.20 alunos da classe já ganharam algum livro na infância,apenas 1 aluno
não ganhou nenhum livro na infância. A media de horas que eles passam lendo é
de 10 horas por dia. Foi questionado também se eles lembram do ultimo livro que
eles leram, 17 alunos responderam que lembra, e 4 deles responderam que não
lembra.
No EJA
o questionário foi respondido por 24 alunos,sendo 16 meninas e 8 meninos,11 deles responderam que tem o habito de leitura
e 13 deles responderam que não tem o habito de leitura. A respeito da quantidade de livros lidos, 6
alunos responderam que já leu mais de 10 livros e 11 alunos responderam que já
leu menos de 10 livros. 13 alunos da classe
já ganharam algum livro na infância e 11 alunos responderam que não ganharam
nenhum livro na infância. A media de horas
de leitura deles é de 6 horas, tendo em vista que a maioria deles
trabalha e devido a isso não tem muito tempo para ler. Foi questionado também
se eles lembram do ultimo livro que eles
leram,15 alunos responderam que lembra e
4 alunos responderam que não lembra .
Tendo em vista que o tema da
nossa pesquisa era o habito de leitura no sec. XXI,focamos mais no habito de leitura dos alunos. Pode- se concluir que
os alunos do 6º ano,dentre as classes que foi aplicado o questionário são os
que mais tem habito de leitura ,o mais surpreendente é os alunos do 3 º A que
estão se preparando para vestibulares,Enem,apresenta um índice baixo em relação
ao habito de leitura, já o EJA, eles também não tem habito de leitura
freqüente,possivelmente devido ao fato deles trabalharem e não terem muito
tempo para ler.
6-BIBLIOGRAFIA
DIANA Daniela. “A importância da leitura”; Toda
Matéria: conteúdos escolares. Disponível em
<HTTPS://www.todamateria.com.br/a-importancia-da-leitura/>. Acesso em 08
de outubro 2017
BATISTA, Rafael. “Importância da leitura”; Brasil
Escola. Disponível em
<HTTPS://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm> . Acesso
em 16 de setembro de 2018.
VILARINHO Sabrina. “Por que ler é
importante?”; Mundo Educação. Disponível em
HTTPS://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/por-que-ler-importante.htm>
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