ESCOLA ESTADUAL
PROFESSORA ILMA DE LANA EMERIQUE CALDEIRA
OS HÁBITOS DE CONSUMO DOS JOVENS ATUALMENTE
DANIELLY ADRIANNY AREDES
LETHÍCIA
SILVEIRA BICALHO
MILENA CRISTINA SOUSA DA SILVA
SARA
HELOISA SILVEIRA MORAES
DOM CAVATI
SETEMBRO/ 2018
1-INTRODUÇÃO
Os
hábitos de consumo dos jovens atualmente são um fator agravante na sociedade.
Conhecer os produtos consumidos e a razão desse consumo é importante para reconhecer
o problema e projetar uma solução para ele.
Dentre
os fatores que influenciam no problema, estão a condição econômica dos jovens,
a necessidade de acompanhar as tendências de cada época e as motivações que têm
para esse consumo muitas vezes exacerbado.
2-
OBJETIVOS
·
Conhecer os hábitos de consumo dos
jovens nos dias atuais.
·
Expor as consequências do consumo.
·
Identificar os produtos mais
consumidos.
·
Analisar as motivações dos jovens para
comprar um produto.
·
Traçar métodos para solução do
problema.
3- JUSTIFICATIVA
O Planeta em que vivemos está em
crise. De um lado, o consumismo exagerado que nos surpreende cada dia mais, do
outro, fome, desemprego, miséria e desigualdade. Nesse mundo consumista os adolescentes
foram escolhidos como alvo principal e mais fácil dessa pesquisa, hoje eles são
chamados de filhos do consumismo.
O consumo afeta desde o equilíbrio
emocional até o orçamento familiar, as compras descontroladas feitas por adolescentes. É preciso
assumir a responsabilidade de educar para que nossos jovens sejam consumidores
conscientes e que saibam dar o valor para o essencial da vida. Precisamos estar
atentos às necessidades afetivas dos filhos: entendê-las é um caminho para
evitar que eles preencham os espaços emocionais com compras.
4- REVISÃO TEÓRICA
Um estudo divulgado em 2014 pela agência
B2 traçou um perfil de comportamento
e consumo do jovem brasileiro. Com foco nas classes A, B e C, a
pesquisa Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro analisou
sonhos, planos de carreira, percepções e hábitos de compras de pessoas entre 18
e 25 anos em todo o Brasil. Seis a cada 10 entrevistados eram mulheres, e 60%
dos consultados cursavam ou tinham Ensino Superior completo.
Conforme o levantamento, 56% dos jovens
têm perfil de consumidor
“moderado”. Os demais dividem-se entre “compulsivos” (24%), “econômicos”
(15%) e “pão-duros” (5%). Do total, 60% preferem fazer pagamentos à vista,
quase o mesmo percentual dos que usam cartão de débito (59%) e um pouco mais
dos que usam a função crédito sem parcelar o valor da compra (55%).
Questionados sobre a primeira marca que vêm à sua mente, os jovens apontaram Apple
(45%), Coca-Cola (16%), Nike (15%) e Google (10%). Sobre quais marcas lembram ao
ouvir certas palavras, os pesquisados relacionaram em maiores percentuais os
termos “inovação” (49%), “juventude” (10%) e “status” (26%) à Apple. A palavra
“ética” trouxe à mente de 5% dos entrevistados a marca Natura. Além da
percepção sobre diferentes marcas, o estudo revelou que os jovens se informam
mais pelas redes sociais do
que pelas mídias tradicionais.
Segundo a pesquisa, 43% têm como principal meio de
informação as redes sociais, onde passam seis horas diárias, em média. A
segunda fonte de informação são os portais
de notícias (35%), enquanto os blogs respondem por 7%. Já veículos
tradicionais, como TV, jornal e revista, respondem, respectivamente, por 8%, 6%
e 1% das respostas.
5-
METODOLOGIA
Para
levantamento dos dados, foram feitas quatro enquetes na rede social Instagram.
A
primeira enquete perguntava acerca de os jovens comprarem algo por querer ou
por precisar, e consta-se que o resultado foi de 53% por querer e 47% por
precisar.
A
segunda enquete perguntava acerca de os jovens consumirem muitos produtos sem
necessidade, e consta-se que o resultado foi de 97% para sim e 3% para não.
A
terceira enquete perguntava acerca do que os jovens avaliam antes de comprar um
produto, e consta-se que o resultado foi de 92% que avaliam o preço e 8% que
avaliam a qualidade.
A
quarta e última enquete perguntava acerca de qual meio os jovens utilizam para
comprar um produto, e consta-se que o resultado foi que 90% utilizam lojas
físicas e 10% compram pela internet.
6-BIBLIOGRAFIA
ADMIN. Mais da metade dos jovens tem hábitos de
consumo moderados. Disponível em https://destinonegocio.com/br/financas/mais-da-metade-dos-jovens-brasileiros-tem-habitos-de-consumo-moderados/
Acesso em: 15 set. 2018
Excelente trabalho, meninas!!!! Esse tipo de pesquisa se faz muito importante no contexto em que vivemos.
ResponderExcluiradoramos fazer esse trabalho, obrigada por nos proporcionar uma experiencia tão boa como essa Pri. A gente te ama!<3
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