terça-feira, 25 de setembro de 2018

Projeto de pesquisa "OS HÁBITOS DE CONSUMO DOS JOVENS ATUALMENTE"



ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ILMA DE LANA EMERIQUE CALDEIRA










OS HÁBITOS DE CONSUMO DOS JOVENS ATUALMENTE









 

 



             DANIELLY ADRIANNY AREDES

            LETHÍCIA SILVEIRA BICALHO

                       MILENA CRISTINA SOUSA DA SILVA

                     SARA HELOISA SILVEIRA MORAES

 

 

DOM CAVATI

SETEMBRO/ 2018














  











1-INTRODUÇÃO              
Os hábitos de consumo dos jovens atualmente são um fator agravante na sociedade. Conhecer os produtos consumidos e a razão desse consumo é importante para reconhecer o problema e projetar uma solução para ele.
Dentre os fatores que influenciam no problema, estão a condição econômica dos jovens, a necessidade de acompanhar as tendências de cada época e as motivações que têm para esse consumo muitas vezes exacerbado.




2- OBJETIVOS                 
·         Conhecer os hábitos de consumo dos jovens nos dias atuais.
·         Expor as consequências do consumo.
·         Identificar os produtos mais consumidos.
·         Analisar as motivações dos jovens para comprar um produto.
·         Traçar métodos para solução do problema.





3- JUSTIFICATIVA                

O Planeta em que vivemos está em crise. De um lado, o consumismo exagerado que nos surpreende cada dia mais, do outro, fome, desemprego, miséria e desigualdade. Nesse mundo consumista os adolescentes foram escolhidos como alvo principal e mais fácil dessa pesquisa, hoje eles são chamados de filhos do consumismo.
O consumo afeta desde o equilíbrio emocional até o orçamento familiar, as compras  descontroladas feitas por adolescentes. É preciso assumir a responsabilidade de educar para que nossos jovens sejam consumidores conscientes e que saibam dar o valor para o essencial da vida. Precisamos estar atentos às necessidades afetivas dos filhos: entendê-las é um caminho para evitar que eles preencham os espaços emocionais com compras.



4- REVISÃO TEÓRICA         
Um estudo divulgado em 2014 pela agência B2 traçou um perfil de comportamento e consumo do jovem brasileiro. Com foco nas classes A, B e C, a pesquisa Vivendo 80 semanas na vida do jovem brasileiro analisou sonhos, planos de carreira, percepções e hábitos de compras de pessoas entre 18 e 25 anos em todo o Brasil. Seis a cada 10 entrevistados eram mulheres, e 60% dos consultados cursavam ou tinham Ensino Superior completo.
Conforme o levantamento, 56% dos jovens têm perfil de consumidor “moderado”. Os demais dividem-se entre “compulsivos” (24%), “econômicos” (15%) e “pão-duros” (5%). Do total, 60% preferem fazer pagamentos à vista, quase o mesmo percentual dos que usam cartão de débito (59%) e um pouco mais dos que usam a função crédito sem parcelar o valor da compra (55%).
Questionados sobre a primeira marca que vêm à sua mente, os jovens apontaram Apple (45%), Coca-Cola (16%), Nike (15%) e Google (10%). Sobre quais marcas lembram ao ouvir certas palavras, os pesquisados relacionaram em maiores percentuais os termos “inovação” (49%), “juventude” (10%) e “status” (26%) à Apple. A palavra “ética” trouxe à mente de 5% dos entrevistados a marca Natura. Além da percepção sobre diferentes marcas, o estudo revelou que os jovens se informam mais pelas redes sociais do que pelas mídias tradicionais.
Segundo a pesquisa, 43% têm como principal meio de informação as redes sociais, onde passam seis horas diárias, em média. A segunda fonte de informação são os portais de notícias (35%), enquanto os blogs respondem por 7%. Já veículos tradicionais, como TV, jornal e revista, respondem, respectivamente, por 8%, 6% e 1% das respostas.






5- METODOLOGIA                 
Para levantamento dos dados, foram feitas quatro enquetes na rede social Instagram.
A primeira enquete perguntava acerca de os jovens comprarem algo por querer ou por precisar, e consta-se que o resultado foi de 53% por querer e 47% por precisar.
A segunda enquete perguntava acerca de os jovens consumirem muitos produtos sem necessidade, e consta-se que o resultado foi de 97% para sim e 3% para não.
A terceira enquete perguntava acerca do que os jovens avaliam antes de comprar um produto, e consta-se que o resultado foi de 92% que avaliam o preço e 8% que avaliam a qualidade.
A quarta e última enquete perguntava acerca de qual meio os jovens utilizam para comprar um produto, e consta-se que o resultado foi que 90% utilizam lojas físicas e 10% compram pela internet.



6-BIBLIOGRAFIA 
ADMIN.  Mais da metade dos jovens tem hábitos de consumo moderados. Disponível em https://destinonegocio.com/br/financas/mais-da-metade-dos-jovens-brasileiros-tem-habitos-de-consumo-moderados/ Acesso em: 15 set. 2018

2 comentários:

  1. Excelente trabalho, meninas!!!! Esse tipo de pesquisa se faz muito importante no contexto em que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. adoramos fazer esse trabalho, obrigada por nos proporcionar uma experiencia tão boa como essa Pri. A gente te ama!<3

    ResponderExcluir